quinta-feira, 19 de março de 2009

A tecnologia na educação


Vamos ingressar agora em um assunto que gera muitos debates na atualidade: Educação X Tecnologia. Como já foi comentado, hoje temos disponível na Web muitas ferramentas tecnológicas que podem ser aplicadas no ensino, mas que antes precisam ser adaptadas e trabalhadas de forma a motivar os alunos e professores a usá-las a seu favor. A elaboração de uma proposta pedagógica adequada é muito importante antes de explorar o potencial das tecnologias da comunicação e da informação no ambiente virtual.

Segundo Citelli: “A escola está sendo pensada, assim, como espaço mediativo cada vez mais cruzado pelas novas linguagens e pelas transformações científicas, tecnológicas, culturais e de comportamentos que marcam o mundo contemporâneo.”

Demerval Saviani afirma: “A disseminação dos meios de comunicação de massa é um dado que a escola não pode ignorar, porque eles têm um peso importante nas vidas das crianças e à escola cumpre levar em conta esse dado e procurar responder a essas necessidades de diferentes maneiras, seja em termos de se adequar a essa nova situação, seja em termos de incorporar alguns desses instrumentos no seu próprio processo de trabalho.”

A Tecnologia na Educação não se restringe apenas a Informática e ao computador. Ela inclui o uso do vídeo, da televisão, do celular, do rádio na ascensão da educação. Segue abaixo algumas das principais ferramentas de comunicação que existem na web e mídias que podem ser usadas com o computador, para depois destacar e caracterizar aquelas que já são ou que poderão ser desenvolvidas dentro dos ambientes virtuais de trabalho como extensão das escolas:

- Blogs, flogs e vlogs ;
- Podcast / radio on-line;
- Áudio;
- Vídeos (Youtube, celular ou câmeras digitais);
- E-books;
- Mensagens/ correio eletrônico: (Email, Messenger, Sms);
- Imagens;
- Fórum de discussões e bate-papo;
- Twitter, Orkut e Facebook;
- Biblioteca virtual e sites de busca;
- Jogos eletrônicos;
- CD-ROM.

Referências:

CITELLI, Adilson. Comunicação e educação. A linguagem em movimento. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004, p.83.

SAVIANI, Demerval. “Brasil:educação para a elite e exclusão social para a maioria”, em Comunicação & Educação, número 8 (São Paulo:CCA-ECA-USP/Moderna,1997),P.76.

Um comentário:

  1. Olá Fabiana,

    Realmente, entrar no tema tecnologia e educação é entrar nas fronteiras, onde as formas são indefinidas e os caminhos tumultuados. Pesquisar o assunto é um desafio, ainda mais quando tempos agentes tão hábeis, inteligentes e autônomos como os alunos. As ferramentas de comunicação potencializam a ação desses alunos, suas vozes na rede e a autonomia. Enquanto a escola fechar os olhos para tal realidade, porque não está disposta a enfrentá-la, não teremos um diálogo proveitoso. Hoje em dia os alunos são professores também!

    Um grande beijo,

    Estou achando ótimo o teu blog, lindinho d+,
    por favor continue assim, disseminando conhecimento e simpatia na rede! ;)

    ResponderExcluir