segunda-feira, 9 de março de 2009

LÉVY, Pierre. "O ciberespaço como um passo metaevolutivo"


Em seu artigo "O ciberespaço como um passo metaevolutivo", LÉVY nos fala um pouco sobre o processo evolutivo na sociedade e destaca que a direção desse processo é em direção à digitalização, à virtualização e a inteligência coletiva.


"A escrita, o alfabeto, a imprensa, o ciberespaço, cada estágio, cada camada integra a sua precedente e conduz a uma nova diversificação e expansão do universo cultural. Quanto mais há comunicação e interconexão, mais rápida e rica a vida cultural se torna, devido à ampliação da variedade de gêneros. " Para ele "o ciberespaço integra todas as mídias anteriores, como a escrita, o alfabeto, a imprensa, o telefone, o cinema, o rádio, a televisão e adicionalmente, todas as melhorias da comunicação, todos os mecanismos que foram projetados até agora para criar e reproduzir signos. O ciberespaço não é um meio, é um metameio."

Principais características do ciberespaço que conduzem a uma melhoria da inteligência coletiva e individual e que ajudam a aumentar todos os tipos de comunidades virtuais:

1-) Memória: através de bases de dados, hiperdocumentos e Web;
2-) Imaginação: através de simulações visuais interativas;
3-) Raciocínio: através da inteligência artificial, sistemas especialistas e simulações;
4-) Percepção: através de imagens computadas de dados e telepresença generalizada;
5-) Criação: palavras, imagens, música e processadores de espaços virtuais.

Ao contrário do ciberespaço, que permite uma comunicação de "muitos para muitos", a imprensa e depois , o rádio e a televisão organizam a troca de informações de "um para muitos", assim como o telefone permite a comunicação de "um para um", impedindo uma comunicação interativa e o crescimento de um espaço comunicacional. O ciberespaço é um diferencial: "permite uma articulação em tempo real entre esses três modos, o que incentiva a inteligência coletiva. A cultura humana é agora o principal fator de sua própria evolução. Quanto mais evoluímos, mais sabemos o quanto somos livres. Estamos progressivamente reunindo nossas mentes para criar uma mente maior, uma mente capaz de observar a vida, tanto orgânica como cultural, de maneira global."
Referência:

LÉVY, Pierre. O ciberespaço como um passo metaevolutivo. Artigo publicado no livro "A genealogia do virtual: comunicação, cultura e tecnologias do imaginário"/ Francisco Menezes Martins, Juremir Machado da Silva (orgs).-Porto Alegre: Sulina,2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário