sexta-feira, 27 de março de 2009

BLOG: Uma introdução

BLOG: UMA INTRODUÇÃO

Vamos começar apresentando a ferramenta de comunicação mais popular da Internet: o Blog!

“Blogs são páginas da internet atualizadas regularmente por uma pessoa ou um grupo. Temáticos ou não, eles podem trazer textos, imagens, áudios, vídeos, gráficos e quaisquer arquivos multimídia.” *1

Para Rebeca Blood, “apesar da constante associação de blogs a diários virtuais, os primeiros weblogs eram baseados em links e não na vida pessoal de seus autores. Muitos blogs atuais seguem esse estilo inicial, na medida em que apresentam um link para alguma outra página da web, seguido de um comentário sobre a página. Assim, o blogueiro exerceria uma função de filtrar o conteúdo da Web para seus leitores. Ele apresentaria apenas informações que pudessem ser relevantes para um determinado nicho de mercado, para um determinado público.” *2

Rebecca considera ainda “que os fatores que motivam à criação de blogs passam pela simplicidade da interface, o livre acesso a qualquer utilizador, a não restrição ao nível de hardware ou software de leitura e a possibilidade de escrita sem qualquer tipo de censura.” *2

Hoje, já são utilizados em sala de aula e vistos como uma poderosa ferramenta de comunicação entre alunos e professores. Os blogs permitem que grupos se comuniquem de forma mais simples e organizada do que através do e-mail ou grupos de discussão. Eles podem favorecer a prática da produção textual e contribuir para exercitar nos estudantes o poder de argumentação, além de propiciar a leitura de uma maior variedade de textos gerando debates e comentários intercedidos pela prática da escrita. O blog favorece a participação coletiva, formando autores, co-autores e leitores freqüentes.

Um pouco da história:

“Blog é corruptela de weblog. O termo weblog teria sido criado pelo norte-americano Jorn Barger, editor do site robot wisdom weblog, em dezembro de 1997, ou seja, dois anos antes da criação do software Blogger, da empresa Pyra Labs, que permitiu a popularização dessa atividade de escrita. A ferramenta havia sido criada como alternativa popular para publicação de textos on-line, já que dispensava o conhecimento especializado em computação. A facilidade para edição, atualização e manutenção dos textos em rede foi – e é – considerada como um dos principais fatores para o sucesso e a difusão dessa chamada ferramenta de auto-expressão.” *3

De fato, o argumento do suporte material é sempre retomado pelos pesquisadores como um dos fatores responsáveis pela popularização dos blogs.

“É Schittine quem explicita que o termo weblog é a contração entre web (página na internet) + log (diário de bordo), razão pela qual a expressão “diário íntimo na internet” é empregada como sinônimo de weblog. O termo weblog não demoraria a ser abreviado e propagado em sua forma curta, blog.”*3

“O blog pode ser definido, portanto, como uma página web, composta de parágrafos dispostos em ordem cronológica (dos mais aos menos atuais colocados em circulação na rede), atualizada com freqüência pelo usuário. O dispositivo permite a qualquer usuário a produção de textos verbais (escritos) e não-verbais (com fotos, desenhos, animações, arquivos de som), a ação de copiar e colar um link e sua publicação na web, de maneira rápida e eficaz, às vezes, praticamente simultânea ao acontecimento que se pretende narrar.” *3

Referências:

*1:FOSCHINI, Ana e TADDEI, Roberto. Coleção conquiste a rede- BLOG.

*2: BLOOD, Rebecca – Weblogs: a history and perspective, 2000: em http://www.rebeccablood.net/essays/weblog_history.html

* 3:KOMESU, Fabiana Cristina. Tese: Entre o público e o privado: um jogo enunciativo na constituição do escrevente de blogs da internet . Campinas, SP, 2005.

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