domingo, 8 de março de 2009

Comunicação: uma introdução


COMUNICAÇÃO: UMA INTRODUÇÃO

Quando falamos a respeito de Internet, rapidamente pensamos no que há de mais moderno em termos de comunicação no mundo. Fonte de conhecimento e pesquisa, a Internet experimenta uma expansão que a difere de todos os outros meios de comunicação que já conhecemos. A comunicação teve uma mudança repentina com o surgimento desse novo meio considerado o mais completo já concebido pela tecnologia humana.
O primeiro a reunir características muito importantes: a interatividade e a massividade. Uma aldeia repleta de vias de comunicação, onde todos podem escrever, falar e dizer o que desejam. Principalmente serem ouvidos, vistos e lidos através de Blogs, chats, listas de discussão entre outras mídias interativas de uma maneira como nunca foi visto antes. Cada pessoa é um emissor e um receptor concomitantemente na Rede e pode interagir com o que lhe interessar. Pelo mais recente web site de vídeos, o Youtube, o internauta pode gravar um vídeo em uma câmera digital e divulgá-lo, pode distribuir sua música através de um formato que seja manipulável através da Internet. Enfim, as possibilidades distribuídas no “ciberespaço” são inúmeras.
Para dar início em nossa pesquisa vou falar um pouco sobre a comunicação, fator primordial na criação de um ambiente virtual e para o desenvolvimento de uma rede de relações via web nos dias atuais, servindo para o intercâmbio de informações entre as pessoas. Seu estudo é amplo e merece destaque tamanho a sua importância.
A comunicação teve sua primeira revolução quando o homem desenvolveu a linguagem como tentativa de comunicar-se com seus semelhantes e para ter sucesso na luta pela sobrevivência. A linguagem permitiu que a humanidade conseguisse transmitir o conhecimento adquirido, aperfeiçoando a forma de apreender o mundo pelas primeiras comunidades.
O espaço virtual hoje tem também um papel central na sociedade e nas relações sociais através do conhecimento e da troca de vivências entre as pessoas, seja para o entretenimento, para a educação ou como fonte de informações.
Para Robert LOGAN (1999) a Comunicação Mediada por Computador é uma nova e importantíssima linguagem. Todo o desenvolvimento da humanidade deu-se sobre as tentativas de organização da complexidade e do caos da realidade que circundava os primeiros seres humanos. Assim, como tentativas de organizar todo o seu raciocínio e a sua compreensão do mundo, surgiram a fala, a escrita, a matemática, a ciência, a informática e por fim, a sexta linguagem, a Internet. Cada linguagem surgia quando a anterior não era mais suficiente para explicar os fenômenos.
Os ambientes virtuais são os principais responsáveis pela interação e relação entre as pessoas. Para LÉVY, um dos mais importantes pensadores do mundo cibernético, o internauta está construindo um mundo novo, uma verdadeira comunidade virtual e global, que está apenas começando a formar sua linguagem, com signos e códigos particulares e, enfim, uma nova cultura, a Cibercultura.
REINGHOLD descreveu sua experiência na rede "The Well"*, contanto como o sentimento comunitário permeava todos os participantes dos fóruns e de como estas relações a princípio virtuais foram estendidas para o mundo real. A Internet através das comunidades virtuais estaria atuando como meio de encontro e formação de grupos sociais.
*Well = Whole Earth 'Lectronic Link, uma das primeiras comunidades on-line fundada em 1985 pelos editores da revista Whole Earth Review onde Reinghold participou ativamente.

Referências:


LÉVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34, São Paulo: 1999.

LOGAN, Robert K. "The Extended Mind: Understanding Languages and Thought in Terms of Complexity and Chaos Teory". Disponível na Web em http://www.mcluhan.utoronto.ca/~mmri/papers/logan/extendmind.html
RHEINGOLD, Howard. La Comunidad Virtual. Una sociedad sin fronteras. Colección Limites de La Ciencia. Gedisa Editorial. Espanha. 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário