segunda-feira, 30 de março de 2009

FOSCHINI, Ana e TADDEI, Roberto. Coleção conquiste a rede- BLOG.

Como complemento da minha introdução sobre Blogs, colocarei algumas citações da Coleção Conquiste a Rede sobre esse universo quase sem fim antes de caracterizar as outras ferramentas.

“A Blogosfera, ou seja, o conjunto de blogs na web concretizou uma mudança profunda na comunicação ao transformar o cidadão comum em produtor de informações. Os Blogs criaram uma via de mão dupla que permite ao receptor interagir com o emissor, estejam onde tiverem. Eles são padrinhos de outras ferramentas na web, como os audioblogs, flogs e vlogs.”

“Em todos os modelos, a evolução significativa reside no fato de que, sem conhecimento avançado, pessoas comuns tornam-se criadoras de obras, que ficam disponíveis a qualquer internauta. Tudo isso sem custos ou mediação.”

“Graças à velocidade e à agilidade que proporciona na difusão de informações, o blog é um espaço para troca de conhecimento, inclusive acadêmico. O novo, o extraordinariamente novo, hoje é freqüentemente divulgado primeiro em um blog, depois nos meios de comunicação de massa.”

“Blogs têm estrutura cronológica. Os últimos escritos - também chamados de posts - aparecem em primeiro lugar quando visitamos o endereço na web. É como um livro que começa pelo final, ou um curso de história que começa pelo dia de hoje. O blog é conhecido também por diário, já que os posts são separados por data de publicação. Essa organização e a possibilidade de os leitores escreverem comentários é o que faz uma página na internet ser realmente um blog.”

Achei interessante registrar quase que na íntegra um capítulo desta coleção que fala sobre os direitos autorais, tema muito importante quando se trata da web e muito bem colocado pelos autores.

“Durante um bom período a internet ficou conhecida como terra de ninguém. Qualquer material disponível era facilmente copiado e distribuído sem consideração com os direitos dos autores. Felizmente, com a evolução do meio, esse faroeste ficou para trás.”

“São várias as opções para quem deseja distribuir textos pela rede com a devida assinatura. Os próprios blogs criaram ferramentas que facilitam a troca de conteúdos e experiências. Qualquer referência ao conteúdo de seu blog é facilmente rastreada. Sites de busca como Technorati, Google e Yahoo! são capazes de apontar quem está fazendo referências ao que você publicou.”

“Para tornar mais flexível a legislação de direitos autorais e criar um meio termo entre "todos os direitos reservados" e o plágio puro e simples, surgiu em 2001 a Creative Commons. Segundo definição dessa instituição sem fins lucrativos, o objetivo é trazer ao sistema de copyright "moderação, equilíbrio e compromisso, levando em conta igualmente a inovação e a proteção do autor", como consta em seu site. A Creative Commons propõe o seguinte: em vez de dizer que o conteúdo publicado em seu blog é seu, e de mais ninguém, há outra opção, mais no espírito da rede. A proposta é dizer que o seu trabalho pode ser copiado ou distribuído à vontade, desde que... aí você define o que quer em troca.”

“As licenças podem ser combinadas entre si: Atribuição: você permite que outros copiem, distribuam, exibam e interpretem sua obra e trabalhos derivados dela com a condição de que eles creditem a você a autoria. Uso não comercial: você permite que outros copiem, distribuam, exibam e interpretem sua obra e trabalhos derivados dela apenas para fins não comerciais. Não a obras derivadas: você permite que outros copiem, distribuam, exibam e interpretem apenas cópias idênticas à obra, mas não permite trabalhos derivados dela. Compartilhamento pela mesma licença: você autoriza a distribuição de trabalhos derivados da obra com a condição de que eles tenham uma licença idêntica à que governa o seu trabalho.”

Referência:

FOSCHINI, Ana e TADDEI, Roberto. Coleção conquiste a rede- BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário