domingo, 15 de março de 2009

KIM, Amy Jo, Community Building on the web. Berkeley: Peachpit,2000.

No livro "Cultura digital" já colocado como referência abaixo, o autor Rogério Costa oferece algumas dicas interessantes de uma das responsáveis pela concepção das comunidades virtuais da Aol e do iVillage, Amy Kim e autora do livro: Community Building on the web. Neste livro a autora explica por que comunidades on-line se formam e crescem, em um mundo virtual onde as tecnologias (HTML, JavaScript, JavaServer Pages) já não ocupam o centro das atenções. As comunidades virtuais parecem ser o ingrediente principal para o sucesso.

"Uma comunidade, em primeiro lugar, deve começar pequena e crescendo lentamente como organismo vivo, inclusive fazendo descobertas ao longo do processo, modificando-se. Os gestores, por sua vez, precisam estar atentos aos sinais que os membros emitem, procurar compreendê-los constantemente e se fazer compreender por eles. É bom ter em mente que os gestores são os responsáveis pelo comportamento ético acordado pela coletividade. Finalmente, toda a comunidade deve caminhar para a autonomia de iniciativa de seus participantes, incentivando-os a expressarem suas idéias e acatando suas sugestões."

"Como estratégia fundamental, Amy Kim aconselha aos promotores estabelecerem com clareza os objetivos das comunidades, bem como os benefícios que seus membros terão ao participarem dela."

"É sempre bom lembrar que a participação de alguém numa comunidade on-line implica investimento de tempo, paciência e compreensão de coisas novas, muitas vezes difíceis de assimilar. A menos que o projeto consiga preencher uma necessidade real, os usuários não se sentirão motivados a participar.”

Quem se interessar pelo assunto é legal entrar no site do livro de Amy: http://www.naima.com/community/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário