quinta-feira, 12 de março de 2009

COSTA, Rogério.A cultura digital-São Paulo:Publifolha,2003.

Referências:
“A cultura da atualidade está intimamente ligada à idéia de interatividade, de interconexão, de inter-relação entre homens, informações e imagens dos mais variados gêneros. Essa interconexão diversa e crescente é devida, sobretudo, à enorme expansão das tecnologias digitais na última década. Com o forte crescimento da oferta e consumo de produtos ditos de última geração, já não se pode mais falar do futuro que bate às nossas portas, mas simplesmente de alguns novos hábitos disseminados entre milhões de pessoas por todo o mundo."

"São visíveis as inúmeras modificações presenciais na esfera do trabalho, que tem seu dia-a-dia marcado cada vez mais pela forte presença dos computadores, da Internet e dos telefones celulares. No âmbito da educação, milhares de pesquisadores, professores e estudantes de todo o planeta apostam na Internet, enxergando-a como fator tecnológico principal na evolução do ensino à distância e presencial."

"Saber interagir com os novos aparelhos é fundamental para que possamos extrair deles aquilo que desejamos, seja para estabelecermos uma comunicação com alguém, seja para obtermos um dado qualquer... Tal interação representa um dos aspectos mais marcantes da cultura digital, que é essa capacidade de relação dos indivíduos com os inúmeros ambientes de informação que os cercam, conhecidos como interfaces, pois se colocam entre os usuários e tudo aquilo que eles desejam obter."

"Outro aspecto que caracteriza a cultura digital está ligado ao poder dessas mesmas interfaces de prender nossa atenção. Com o computador e toda a família de telas e terminais que o acompanham exercem uma atração especial sobre nós. Motivos não faltam e vão desde o simples interesse despertado pelas imagens em movimento até a necessidade de se comunicar ou de se manter informado."

"A cultura digital é a cultura dos filtros, da seleção, das sugestões e dos comentários."

"O desenvolvimento das comunidades virtuais é provavelmente um dos maiores acontecimentos dos últimos anos, já que elas estimulam uma nova maneira de 'fazer sociedade', na expressão de Pierre Lévy. Os grupos de discussão, listas de difusão, chats, mundos virtuais multiparticipantes, videogames coletivos on-line e comunidades sem-fio apresentam um crescimento espetacular. Essas pessoas constituem verdadeiras comunidades virtuais de trabalho e troca de informações e conhecimentos."

“Os desafios e problemas para construir uma comunidade virtual começam, na verdade, bem antes de definidas quais tecnologias utilizar e continuam bem depois que elas são implantadas. A relação entre membros e promotores é uma das que mais oferece problemas. Nem sempre o que os membros desejam é o que os promotores estão oferecendo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário