segunda-feira, 27 de abril de 2009

PASSARELLI, Brasilina. Interfaces digitais na educação: @lucin[ações] consentidas. São Paulo: Escola do Futuro da USP, 2007.


Quero deixar registrado aqui algumas referências que separei do livro: "Interfaces digitais na educação: @lucin[ações] consentidas" da Professora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação aplicadas à Educação-Escola do Futuro Brasilina Passarelli. São apenas algumas, mas fica a dica para quem se interessar: vale a pena ler.

“A pedagogia construcionista fundamenta-se na idéia de que as pessoas aprendem através da manipulação ativa de novos conhecimentos, em detrimento de ter informações “depositadas’’ em suas cabeças. A expansão deste conceito assegura que as pessoas aprendem melhor quando se sentem engajadas na construção de artefatos para elas signficativos. No caso específico de ambientes de aprendizagem virtuais pode-se ter como exemplo a criação de textos, animações digitais, interações via email, chat, bloggers e/ou fóruns. O importante é propiciar aos indivíduos uma disposição para a aprendizagem que seja intrinsecamente motivada”. (PASSARELLI, p. 28)

“As comunidades virtuais de aprendizagem foram gestadas no espaço midiático da Internet e representam novas possibilidades para o processo de ensino/aprendizagem, tanto no âmbito da educação formal (escolas tradicionais) como no da educação não-formal (educação comunitária, educação para a vida).” (PASSARELLI, p.47)

“A fim de amoldar às mudanças ocorridas na sociedade nas últimas décadas, o paradigma educacional hoje em desenvolvimento propõe uma escola inteligente, um local rico em recursos para que a aprendizagem seja de fato significativa. Essa escola deve transformar-se no local onde os alunos poderão construir seus conhecimentos em conformidade com seus estilos individuais de aprendizagem. Essa escola fará menos uso do livro-texto e do quadro-negro, privilegiando o uso das novas tecnologias de informação e comunicação.” (PASSARELLI, p. 42)

“O professor deixará de ter a responsabilidade de “entregar” o conehcimento passando a ser um orientador, um parceiro do aluno na busca de informação, pois o importante agora é “aprender a aprender”. (PASSARELLI, p.42)

“O homem tem buscado a integração, a harmonização das diversas formas de apreensão e percepção do mundo. Neste contexto, os ambientes de hipermídia constituem a mais recente tecnologia para a integração e contextualização do saber, tornando-se,assim, uma ferramenta poderosa nos processos de construção de aprendizagem. Um sistema educacional que se proponha aberto deverá privilegiar a obtenção e organização do conhecimento para possibilitar ao indivíduo uma visão global do mundo, valorizando a inovação e a descoberta como etapas fundamentais do processo de aprendizagem, transformando a escola no templo do aprender a aprender.” (PASSARELLI,2007, p. 82).

“Embora não exista um modelo universal de aplicação das TICs na educação, pode-se afirmar que a integração das novas tecnologias à educação deve-se fazer no sentido de permitir a construção da autonomia frente à aprendizagem do trabalho cooperativo e da cidadania, propiciando aprendizagem significativa, desenvolvimento de senso crítico e inclusão social.” (PASSARELLI, 2007, p. 82)

“Há professores colaborando ativamente em chats, fóruns e listas de discussão? A participação dos professores é muito importante para que as ferramentas de interação tenham resultados eficazes. Frequentemente surgem dúvidas e a discussão do grupo eventualmente envereda consensos que divergem das correntes pedagógicas contemporâneas. A participação dos professores permite orientar atividades, evitando desvios no aprendizado.” (PASSARELLI, p. 67 e 68)

Vale destacar que “a publicação de resultados é muito importante. É uma exposição desafiante, que obriga o autor a se preocupar com a qualidade do material que redige. Indiretamente isto o obriga a aprender, a pesquisar e desenvolve sua competência para linguagem escrita.” (PASSARELLI, p.65).

“Um aspecto vital a ser destacado na concepção do site diz respeito ao incentivo à pesquisa, esta entendida aqui como uma etapa fundamental no processo de produção de conhecimento.A dinâmica desse processo implica a ampliação de instâncias de interação, o que faz com que a pesquisa seja vista como um processo , permeado por várias instâncias cognitivas”. (PASSARELLI, p. 83)

“No caso da educação o desafio consiste em como utilizar o potencial da tecnologia digital de forma a contribuir não somente para o desenvolvimento cognitivo, mas também afetivo e ético, incorporando também o conceito de que ensinar é um ato de comunicação.” (PASSARELLI, p.113)

Referência:

PASSARELLI, Brasilina. Interfaces digitais na educação: @lucin[ações] consentidas. São Paulo: Escola do Futuro da USP, 2007.

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