quarta-feira, 8 de abril de 2009

O Projeto TONOMUNDO


Olá pessoal!Ultimamente não tenho publicado muita coisa aqui no Blog, pois entrei em uma fase de análise do portal TONOMUNDO: projeto na qual explico a vocês neste post. É um pouco longo, mas vale a pena para conhecer e entender um pouco deste lindo programa! Até o próximo texto!

Criado em 2000 como resultado da parceria entre a Escola do Futuro, do Núcleo de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e a empresa de telecomunicações Telemar, representada pelo Instituto Oi Futuro, o projeto TONOMUNDO leva a proposta da inclusão digital a lugares onde nenhum projeto semelhante chega. O programa surge como uma iniciativa que busca reverter os altos índices de exclusão digital no Brasil.


O projeto fundamenta-se no uso da tecnologia aplicada à educação permeada pela transdisciplinaridade em uma comunidade virtual, propondo apresentar aos educadores, de forma inovadora, o uso da tecnologia integrada ao conteúdo curricular oficial das escolas. Professores e alunos têm a oportunidade de vivenciar processos de uso do computador em projetos comunitários desenvolvidos na escola, com a participação da comunidade, e em atividades lúdicas, no formato de gincanas virtuais. O computador é usado como um recurso pedagógico que complementa as tarefas que são desenvolvidas em sala de aula. Além disso, é apresentado um novo cenário de aprendizagem em que a tecnologia é parte do contexto social em que estamos inseridos.


Estão inseridas no Projeto escolas públicas de ensino fundamental, localizadas em 16 Estados brasileiros, além de escolas vinculadas a Secretarias de Educação Estaduais (Pernambuco e Sergipe) e de Secretarias de Educação Municipais (Fortaleza-CE, Aracajú-SE, Itaituba-PA e Natal-RN). Desde 2008, aderiram ao programa a Secretaria de Educação do Espírito Santo (ES) e a Secretaria Municipal de Educação de Belém (PA), além da expansão internacional junto ao Ministério de Educação e Cultura de Moçambique.

A finalidade do Programa nestas localidades é o de construir uma Comunidade Virtual (CV) com atividade educacional e social, possibilitando resultados positivos no processo educativo das escolas e na qualidade de vida das localidades. Através do Portal criado para o Projeto na Internet (www.tonomundo.org.br), os alunos têm a oportunidade de conhecerem outras realidades brasileiras, trocarem experiências com alunos de outras escolas de outros estados, aprenderem outras culturas, ver e publicar seus trabalhos. Eles passam a fazer parte de uma grande Comunidade Virtual de Aprendizagem e Prática e podem interagir nela.

As escolas participantes são equipadas com laboratórios de informática compostos por computadores, scanners, impressoras e acesso à internet e um programa de formação vem dar suporte aos educadores no desenvolvimento de projetos que incluam a utilização pedagógica destas ferramentas no dia-a-dia das escolas.

A partir das atividades realizadas com o computador, os usuários apropriam-se gradativamente do uso dos recursos que a Internet oferece e de programas e aplicativos como editores de texto e de imagens, planilhas e programas de apresentação. Paralelamente à utilização da tecnologia, são pesquisadas e apresentadas continuamente novas metodologias que contribuem para o melhor aproveitamento escolar, para a motivação dos estudantes e educadores para a aprendência e para a diminuição dos índices de evasão escolar.

O programa TONOMUNDO não é só um projeto de inclusão digital. É uma experiência que integra escola, família e comunidade através das novas tecnologias em telecomunicações, sendo pioneiro no Brasil no desafio e na experiência de implementar uma das maiores Comunidades Virtuais de Escolas de todo o território nacional.

Ele diferencia-se de outros projetos de inclusão digital porque vai além da capacitação de professores para o uso do computador em suas práticas. A formação de formadores inclui conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que são aperfeiçoados e replicados em uma rede de pessoas pertencentes à comunidade de aprendência, o que promove o aprimoramento da qualidade de ensino nas escolas participantes.

Esses projetos são especialmente desenvolvidos de acordo com as realidades e necessidades locais e têm como objetivo final contribuir para a auto-sustentabilidade das comunidades atendidas. O resultado deste trabalho possibilita a universalização dos conteúdos e das metodologias desenvolvidas, para outras escolas públicas brasileiras.

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