domingo, 21 de junho de 2009

III Workshop do Núcleo de Pesquisa das Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação e uma pequena reflexão!


Nesta sexta-feira, nós: pesquisadores e integrantes da Escola do Futuro e do Observatório da Cultura Digital estivemos reunidos no III Workshop para a apresentação das pesquisas que estão em andamento e apresentação das equipes.Um evento muito legal, onde aprendemos cada vez mais ouvindo nossos companheiros e temas apresentados. Apresentamos o nosso projeto de pesquisa sobre o TONOMUNDO, os resultados parciais e destacamos a importância do Programa para alunos, professores e as comunidades que fazem parte.

Quero aproveitar e escrever um pouco sobre o tema que estou pesquisando: Como as novas Tecnologias da Comunicação podem ajudar na Educação por meio dos ambientes virtuais e das atividades lúdicas desenvolvidas por alunos e professores, identificando os recursos disponíveis para utilização em sala de aula e sobre os efeitos e benefícios na Educação. Como o uso do Blog, podcast, bate-papo entre outras ferramentas podem ajudar na prática do ensino. É claro que todo esse percurso que a educação tem a trilhar vai levar um bom tempo para ter um padrão novo e bem sucedido de ensino, pois não basta apenas o computador. A tecnologia só ganha sentido quando integrada a um projeto pedagógico adequado. Mas como elas podem ajudar na educação? Já é evidente as melhorias que essas tecnologias e o uso do computador e suas ferramentas trazem para alunos e professores e os estímulos eficazes para o aprendiz nunca querer parar de estudar.

Tive a oportunidade de analisar o Portal criado para o Projeto, onde os alunos têm a oportunidade de conhecer outras realidades brasileiras, trocarem experiências com alunos de outras escolas de outros estados, aprenderem outras culturas, ver e publicar seus trabalhos, desenvolver as atividades lúdicas entre outras formas de interação. Lá eles passam a fazer parte de uma grande Comunidade Virtual de Aprendizagem e Prática e podem interagir nela.

Saber interagir com os novos aparelhos e ferramentas é fundamental para que possamos extrair deles aquilo que desejamos. A interatividade é tudo nos dias de hoje, o aluno quer produzir junto aos seus colegas e professores e depois publicar e ter a oportunidade de mostrar a quem ele quiser o resultado de suas atividades. Como já foi comentado, hoje temos disponível na Web muitas ferramentas tecnológicas que podem ser aplicadas no ensino, mas que antes precisam ser adaptadas e trabalhadas de forma a motivar os alunos e professores a usá-las a seu favor. A elaboração de uma proposta pedagógica adequada é muito importante antes de explorar o potencial das tecnologias da comunicação e da informação no ambiente virtual.

O espaço virtual hoje tem também um papel central na sociedade e nas relações sociais através do conhecimento e da troca de vivências entre as pessoas, seja para o entretenimento, para a educação ou como fonte de informações. O que são e quais as vantagens quando adaptados para a educação? Como eles podem ser úteis e auxiliar no processo educacional? Ambientes onde todos se encontram para trocar idéias e conhecimentos, apostando na Internet como um fator tecnológico fundamental na evolução do ensino presencial e a distância.


O grande desafio é adaptar as ferramentas atuais e passá-las aos alunos e professores. Incentivá-los, motivá-los, valorizá-los e acompanhá-los neste desafio de transformar a escola em um espaço de informação e conhecimento usando o computador como importante recurso pedagógico neste novo cenário virtual da atualidade.


O aluno de hoje está cercado por estas novas ferramentas e a escola não pode mais depender só do conhecimento através dos livros didáticos. A tecnologiaá faz parte de suas vidas... Transformar esse ‘’empecilho” como muitos acham em um facilitador do ensino é o caminho mais rápido para o avanço da educação.


E o canal que vem sendo explorado pelo Programa Tonomundo é esse: A união do lúdico ao ensino por meio do uso das redes sociais possibilitando uma nova comunicação oferecida pela Internet. É com muita felicidade que participo deste projeto de pesquisa junto a Escola do Futuro!Obrigada a todos!

Fabiana Quintana

Nenhum comentário:

Postar um comentário